A regra de preço é utilizada como estratégia para promover determinados produtos ou categorias do e-commerce, visando maior rotatividade, ou baixando sua margem de lucro para se tornar competitivo no mercado. É muito comum usar a regra de preço entre trocas de coleções, afim de escoar o estoque da coleção passada.
Para criar a sua promoção acesse o menu Promoções, Regras de Preços.
A criação de uma regra de preço passa por três etapas.
1. Informações da Regra
Nesta etapa é criada a identidade da regra, definimos as informações básicas da regra, os campos marcados em vermelho são de preenchimento obrigatório.
Segue abaixo descrição rápida de cada um dos campos desta etapa:
Nome da regra: Identifica a regra no painel administrativo da loja.
Descrição: Especifique sua regra, anote aqui todos os seus detalhes, caso necessário.
Status: Habilitado para ativar a regra. Desabilitado para a regra ficar inativa.
Grupo de clientes: Escolha os grupos de clientes que podem participar da promoção. Você pode selecionar todos e também pode restringir aos grupos que desejar.
Iniciar em: Caso queira agendar uma data de início para a promoção, defina neste campo.
Finalizar em: Este campo possibilita agendar uma data limite para sua promoção.
Prioridade: Neste campo, caso você possua outras promoções habilitadas, você pode estipular a prioridade de cada uma delas, definindo qual delas possui maior relevância. O menor número indica maior relevância.
2. Condições
Nesta etapa definimos as condições que serão aplicadas a regra. Possibilita definir um grupo de produtos ou categorias que receberão o desconto, por exemplo. É possível criar inúmeras variações de combinações.
Se você decidir aplicar a promoção na loja inteira, não precisa informar nenhuma condição, basta seguir para o próximo campo.
3. Ações
O preenchimento dos campos desta etapa precisa ser minucioso, pois envolve um risco enorme em caso de erros. Segue abaixo descrição rápida de cada um dos campos desta etapa:
Aplicar: Este campo possibilita definir quanto de desconto será ofertado, seja este desconto fixo ou percentual.
Valor do Desconto: Defina aqui o valor total do desconto concedido sobre o preço do produto.
Aplicar Desconto em Subprodutos: Neste campo você define qual será o desconto atribuído aos produtos que estão vinculados a um produto “chave”. Ao selecionar a opção Sim serão abertas as opções Aplicar e Valor do Desconto que funcionam da mesma forma explicada nos itens anteriores. Este campo permite que você varie o preço do produto de acordo com o tamanho, a cor, etc.
Aplicar Somente esta Regra: Este campo possibilita definir se outras regras do de preços criadas na loja continuam vigentes, por exemplo, o cliente poderá ainda aproveitar uma promoção de frete grátis, ou utilizar um cupom de desconto, independente de utilizar ou não esta regra. Basta selecionar a opção Sim, caso contrário selecione Não.
Para finalizar a criação da sua regra selecione o botão Salvar e Aplicar. Para evitar erros e possíveis perdas financeiras, o ideal é que a regra seja criada em um ambiente de desenvolvimento para se certificar que as configurações estão corretas antes de publicá-las em sua loja virtual.