Como funciona a busca da loja virtual?

Ao buscar os produtos, a plataforma da Get Commerce mostra e organiza os resultados pela relevância com a palavra buscada. Os campos considerados na busca, em ordem de prioridade são: nome do produto, código do produto e descrição do produto.

Para entender melhor vamos imaginar que um usuário busque por “Camisa Vermelha”. A loja virtual cria um critério de busca para encontrar primeiro todos os produtos que apresentarem as duas palavras.

Ou seja: se as palavras buscadas aparecem no nome do produto, ele terá grande prioridade no resultado da busca. Se as palavras buscadas estiverem na descrição do produto, ele terá menor prioridade e aparecerá no final da listagem de resultado.

Portanto, é possível que um produto que não tenha as palavras buscadas em seu nome apareça no resultado da busca, pois algumas destas palavras podem estar em outros campos considerados. Entretanto, este produto terá menos relevância do que produtos que possuem uma ou mais palavras no nome.

Atenção

OBS: é necessário que o cliente digite pelo menos 4 caracteres para que a busca funcione.

1. Como refinar a busca da loja virtual?

Por padrão, a pesquisa na plataforma sempre percorre o nome dos produtos, SKU, descrição e descrição curta. Porém, é comum de ocorrer que um lojista cadastre o mesmo termo em todos os produtos, deixando a busca muito ampla. Um exemplo disso é uma loja de moda, que adiciona o termo camisas em todos os seus produtos, seja no título ou na descrição.

Como assim? Vou detalhar melhor. Nesta mesma loja, ele tem calças a venda, porém na descrição destas calças há a seguinte expressão "...esta calça combina com camisas sociais...". Então, quando o usuário pesquisar por "camisas", irá acabar exibindo também na listagem as calças. E uma forma de refinar a busca é uma ação muito simples, que é excluir a descrição das buscas da loja.

E para fazer isso, é super simples. Basta acessar o menu Catálogo, Atributos, Gerenciar atributos.


Irá abrir a tela abaixo com todos os atributos de produtos. Na imagem abaixo está filtrado todos os atributos Pesquisáveis.


E como fazer para retirar um item das pesquisas? Basta clicar no atributo deseja, como descrição, e no campo "Utilizar em Busca Rápida" trocar para Não.


Este tutorial em vídeo mostra como a visualizar os itens "pesquisáveis" na loja virtual, bem como você consegue refinar ela, na prática.

2. Como refinar a busca com termos parecidos (sinônimos)?

Algumas vezes é necessário refinar a sua busca, para ajudar o usuário a encontrar itens mais facilmente.

Um exemplo muito comum é você cadastrar um item como "Chinelo" na sua loja virtual. Mas você vai perceber que muitos clientes buscam por "Xinelo", "Chinelos", etc.

Usando sinônimos, você consegue refinar isso facilmente. Olhem este exemplo: