Sobre o cadastro de produtos

Cadastrar um novo produto na Get Commerce é uma tarefa simples.

Mas lembre-se sempre, o cadastro de produto é uma atividade nobre de uma loja virtual, e demanda certo planejamento. Como você não estará presente fisicamente para tirar dúvidas sobre um certo produto, é importante que o cadastro contemple pontos importantes, como:

  • Uma boa foto;
  • Um título que o identifique claramente;
  • E pelo menos uma descrição completa sobre o item, que informe características importantes como o seu material, dimensões, etc.

1. Como criar um cadastro

Acesse o menu Catálogo, Gerenciar produtos e depois clique em Cadastrar produtos.

Na próxima tela irá escolher o tipo de produto que deseja cadastrar e clicará em avançar para abrir a página de cadastros.




2. Sobre a tela de cadastros

A tela de cadastro do produto é organizada com um menu lateral, e os campos para preenchimento ao lado direito.



No menu ao lado esquerdo há um botão "EXIBIR", que ao ser clicado irá exibir opções avançadas no cadastro, que não são obrigatórias. São opções de cadastro avançadas, como SEO, produtos relacionados, vendas cruzadas, etc.





IMPORTANTE

Os itens obrigatórios são apenas 9 atributos (Nome, Descrição, Descrição Curta, Peso em Kg, Código Identificador (SKU), Status, Visibilidade, Preço e Estoque. Os demais itens são opcionais, mas podem ser preenchidos para que você tenha um ótimo cadastro de produtos na sua loja virtual, o que aumenta as chances de vendas.

3. Detalhamento da aba Geral

A aba Geral reúne os atributos iniciais do cadastro de um produto da loja virtual.



  • Nome *obrigatório: Neste campo você deve escrever o nome do seu produto. Evite abreviações, nomes técnicos, etc. Procure cadastrá-lo da mesma forma que o seu cliente busca por ele, pois o nome irá influenciar nas buscas da loja virtual.

  • Descrição *obrigatório: Neste campo você irá fazer uma descrição completa do seu produto. Pode falar sobre o material que ele é composto, como pode ser usado, incorporar vídeos, etc. Este é o campo para você 'vender' a ideia de porque o cliente irá comprá-lo com você.

  • Descrição Resumida *obrigatório: Neste campo você irá fazer uma breve descrição do seu produto, em geral 2 ou 3 linhas apenas. Ajudará a indexar seu produto em mecanismos de busca, como o Google.

  • Código Identificador (SKU) *obrigatório: SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, algo que pode ser traduzido como “Unidade de Controle de Estoque”. Ele nada mais é que um código de identificação única para seus produtos, só que deve ser criado e gerenciado por você mesmo. Em outras palavras, o SKU é o CPF de um produto. Ver mais detalhes

  • Peso em Kg: Este campo é destinado para você cadastrar o peso em Quilos do seu produto. Importante, nós usamos o ponto "." como separador e 4 casas decimais. Ou seja, para 1Kg, cadastre 1.0000. Para 425 gramas, cadastre 0.4250.

    IMPORTANTE

    Este campo deve ser preenchido com o peso bruto do produto, ou seja, o peso contando a embalagem que ele será enviado. Se o peso for menor do que realmente é o produto, haverá diferença negativa no valor do frete cotado na loja e o valor a ser efetivamente pago pelo envio do item nos Correios ou Transportadora


  • Novo Produto em: Este campo serve para você adicionar a Etiqueta NOVO no produto. Serve para marcar Novo desde a data X.

  • Novo Produto até: Este campo serve para você adicionar a Etiqueta NOVO no produto. Mas neste caso serve para marcar Novo até a data X.

  • Cor: este campo serve para marcar a Cor do item a ser cadastrado. É mais usado em produtos do tipo configurável. As cores devem estar previamente cadastradas no atributo Cor.

  • Fabricante: este campo serve para selecionar o Fabricante do seu produto. Os Fabricantes devem estar previamente cadastrados no atributo Fabricante.

  • Status: Possui as opções Habilitado ou Desabilitado. Quando estiver marcado Habilitado, o produto fica disponível na loja virtual. Quando marcado Desabilitado, ele não irá aparecer na loja virtual, mesmo estando em estoque.

  • Destaque: Este campo é funcional quando no seu layout exibe uma Vitrine na página inicial com os Destaques. Quando marcado SIM, irá exibir o produto na Vitrine.

  • Mais Vendido: Este campo é funcional quando no seu layout exibe uma Vitrine na página inicial com os Produtos Mais Vendidos. Quando marcado SIM, irá exibir o produto na Vitrine.

  • Nome na URL: Este campo irá ser gerado AUTOMATICAMENTE ao você salvar o produto. Ele irá gerar a URL (link) do seu produto. Caso precise ou deseje, poderá editar após salvar.

  • Visibilidade: Este campo define a visibilidade do seu produto na loja virtual. Possui 4 opções:
    • Catálogo/Busca: opção padrão. Exibe o produto tanto nas buscas realizadas na loja virtual como no catálogo, listado em categorias da loja;
    • Buscar: o produto não fica visível no catálogo da loja e em categorias. Só irá aparecer nas buscas realizadas na loja;
    • Catálogo: o produto fica visível no catálogo da loja e em categorias. Mas não irá aparecer em nenhuma busca realizada na loja virtual;
    • Não exibir individualmente: esta opção serve para produtos simples (filhos) de produtos configuráveis (com variação). Exemplo: Uma camiseta com 3 tamanhos P, M e G, só irá exibir o produto configurável (pai) na loja virtual. E as variações P, M e G não serão exibidas individualmente. Apenas com o produto configurável (pai).


  • País Fabricante: Este campo serve para você marcar o país de origem do seu produto.

4. Detalhamento da aba Preços

A aba Preços reúne os atributos relativos ao preço do produto cadastrado.




  • Preço *obrigatório: Neste campo você indicar o preço do seu produto

  • Preço Promocional: Neste campo você pode indicar o preço promocional do seu produto. Neste caso ficará o preço normal riscado.

  • Preço Promocional em: Este campo serve para você definir uma data de início para o preço promocional valer, ou seja, você pode agendar a validade do preço promocional a partir de.

  • Preço Promocional até: Este campo serve para você definir uma data fim para o preço promocional valer, ou seja, você pode agendar a validade do preço promocional até data X.

  • Quantidade em Oferta: Este campo serve para definir quantidade de itens em oferta exclusivamente quando a loja possui o bloco de contagem regressiva na página inicial.

5. Detalhamento da aba Correios

A aba Correios reúne os atributos relativos as dimensões da embalagem do produto cadastrado. Ela influenciará diretamente a cotação dos fretes da loja virtual.




  • Comprimento (cm): Neste campo você pode indicar o Comprimento do produto em centímetros (cm). Lembrando que o comprimento deve ser bruto, levando em consideração a embalagem do produto.

  • Altura (cm): Neste campo você pode indicar a altura do produto em centímetros (cm). Lembrando que a altura também deve ser bruta, levando em consideração a embalagem do produto.

  • Largura (cm): Neste campo você pode indicar a largura do produto em centímetros (cm). Lembrando que a largura também deve ser bruta, levando em consideração a embalagem do produto.

  • Serviços de Entrega: Campo desativado na plataforma versão 2.

  • Diferença do Encaixe (cm): Campo utilizado para quando o produto pode ser encaixado com outro, na mesma embalagem. Exemplo: Se 1 item mede 10cm de altura, e 2 itens encaixados medem 11cm. A diferença é de 1cm. Importante, pode não ser funcional em alguns métodos de entrega disponível

  • Prazo de Postagem: Este campo permite que você adicione um prazo extra, que será somado a cotação padrão dos Correios. O prazo total é o Prazo dos Correios acrescido do maior Prazo de Postagem dos produtos no carrinho. Importante, pode não ser funcional em alguns métodos de entrega disponível

6. Detalhamento da aba Imagens

Esta aba é destinada exclusivamente para você carregar as fotos de seu produto




7. Detalhamento da aba Marca

Esta aba é destinada exclusivamente para você escolher a Marca do seu produto. Importante: as marcas devem estar cadastradas previamente no menu Gerenciar Marcas.




7. Detalhamento da aba Estoque

Esta aba é destinada para você definir as configurações relativas ao estoque do seu produto.



  • Gerenciar Estoque: Este campo define se você irá gerenciar o estoque do seu produto ou não. Se marcar SIM (padrão), a loja irá disponibilizar o campo quantidade e a cada venda irá baixar uma unidade vendida. Quando o estoque zerar irá esgotar o produto automaticamente. Se marcar NÃO, a loja não irá gerenciar o estoque do produto, considerando estoque infinito.

  • Qtd *obrigatório: Neste campo você definir quantas unidades do produto você tem em estoque.

  • Disponibilidade de Estoque: Neste campo você tem a opção de deixar o produto "Em estoque" ou Esgotado. Se tiver unidades disponíveis e estiver "Em estoque", ele estará a venda normalmente na loja virtual. Se estiver marcado como Esgotado, ele não terá sua venda habilitada e estará Esgotado (mesmo tendo unidades em estoque).

8. Detalhamento da aba Categorias

Esta aba é destinada para você marcar as categorias a que este produto pertence. Lembre-se que você pode marcar o produto em mais de uma categoria. E as categorias devem estar previamente cadastradas na loja virtual.



9. Veja o detalhamento dos campos mencionados acima em vídeo, dando play no vídeo abaixo ;)