Gerenciar pedidos

Para visualizar os pedidos você deve acessar o menu "Vendas > Pedidos", conforme a imagem:




Após clicar você irá entrar nesta tela, onde estão listados todos os seus pedidos recebidos pela loja:




Agora é simples, basta você clicar em um dos pedidos e verá todas as informações.

Ao abrir um dos pedidos listados, você encontrará a tela abaixo, que possui 10 blocos de informações organizados.




Vamos detalhar cada um dos blocos agora! Começando então pelo primeiro bloco, com as Informações do pedido.




Nesta tela encontramos os seguintes campos:

  • Número do pedido no cabeçalho do bloco;
  • Data do pedido, que exibe a data e horário do pedido;
  • Status do pedido, que exibe em qual etapa do fluxo ele se encontra;
  • Comprado em, que exibe os dados básicos da loja;
  • IP de origem, que exibe qual o IP de origem do comprador.

Agora vamos detalhar o bloco de Informações do Cliente.




Nesta tela encontramos os seguintes campos:

  • Nome do cliente, que exibe o nome completo do comprador;
  • Email, que exibe o email utilizado na compra;
  • Grupo de cliente, que exibe o grupo ao qual o cliente está vinculado na loja virtual;
  • CPF, que exibe o CPF do responsável da compra;
  • Notificar Cliente, no canto superior direito, que permite você se comunicar com o cliente diretamente pelo WhatsApp utilizado na compra.

Agora vamos detalhar o bloco de Endereço de Cobrança.




Nesta tela encontramos os dados de Endereço de COBRANÇA do cliente. Ele possui os seguintes campos:

  • Nome na primeira linha;
  • Endereço na segunda linha;
  • O número do endereço na terceira linha;
  • O complemento do endereço, se houver;
  • A cidade do comprador;
  • O estado do comprador;
  • O CEP do comprador;
  • O país do comprador;
  • O telefone do comprador.

Agora vamos detalhar o bloco de Endereço de Entrega.




Nesta tela encontramos os dados de Endereço de ENTREGA do cliente. Fique ATENTO, pois o endereço de Cobrança pode ser diferente da Entrega. Ele possui os seguintes campos:

  • Nome na primeira lina;
  • Endereço na segunda linha;
  • O número do endereço na terceira linha;
  • O complemento do endereço, se houver;
  • A cidade do comprador;
  • O estado do comprador;
  • O CEP do comprador;
  • O país do comprador;
  • O telefone do comprador.

Atenção

O endereço para o qual você deve ENVIAR O PEDIDO, sempre deverá ser o endereço de entrega. Pode ocorrer casos em que o endereço de cobrança é diferente do endereço de entrega. Por exemplo, quando alguém compra um produto para entregar de presente para outra pessoa. O endereço de cobrança será o endereço dele (em geral o mesmo do cartão de crédito), e o endereço de entrega será da pessoa que receberá o presente.



Agora vamos detalhar o bloco de Informações de Pagamento.




Nesta tela encontramos os dados referente a como foi realizado o pagamento do cliente. Pode indicar boleto, cartão de crédito ou outra forma de pagamento.

Atenção

A plataforma da Get Commerce faz a comunicação entre o cliente e o meio de pagamento. Nós não guardamos nenhuma informação de pagamento na plataforma, ou seja, fizemos a comunicação com o meio de pagamento, que irá processar o pagamento efetivamente. Casos de pagamentos recusados, por exemplo, são recusados diretamente pelo meio de pagamento. Nós aqui na Get não temos autoridade para mudar ou interferir nestas questões, que devem ser verificadas sempre com o meio de pagamento.



Agora vamos detalhar o bloco de Informações de Embalagem & Entrega.




Nesta tela encontramos os dados referente a forma que o cliente escolheu para receber o pedido realizado.


Agora vamos detalhar o bloco de Informação de Pessoa Jurídica.




Nesta tela encontramos os dados, caso o pedido tenha sido realizado por uma Pessoa Jurídica. Nela teremos os campos:

  • Nome Fantasia;
  • Razão Social;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual.

Agora vamos detalhar o bloco dos Produtos Vendidos.




Nesta tela encontramos os produtos comprados pelo cliente, no pedido. Ele é divido em colunas:

  • Produto, que indica o nome do produto e seu código SKU;
  • Status do produto;
  • O preço original do produto;
  • O seu preço;
  • A quantidade de itens comprados;
  • O subtotal;
  • Valor de imposto, se houver cadastrado;
  • Percentual de imposto, se houver cadastrado;
  • Valor do desconto, se houver aplicado;
  • Valor total da linha.

Agora vamos detalhar o bloco de Totais do pedido.




Nesta tela encontramos o valor total da venda, com os campos:

  • SubTotal, que conta os valores do pedido;
  • Embalagem e Entrega, consta o preço do frete, que foi somado ao valor do pedido;
  • Total da venda, que inclui o valor pago pelo cliente.;

Atenção

Quando habilitado o cartão de crédito com parcelamento, os juros de parcelamento por padrão são cobrados do cliente. Ou seja, o total pago pelo cliente será um valor maior do que o lojista irá receber. Isso ocorre porque será cobrado os juros de parcelamento do cliente.



Agora vamos detalhar o bloco de Comentários.




Esta tela irá salvar todos os passos que o pedido irá percorrer, como a data que ele foi realizado, quando foi pago, entregue, etc.

Além disso, esse campo permite que o lojista se comunique com o cliente, diretamente pela tela do pedido. Para isso basta escrever sua mensagem, marcar "Avisar cliente por e-mail" e Salvar Comentário. O cliente então, será notificado por e-mail, com a mensagem.

Neste vídeo, mostramos como fazer isso na prática.



Fluxo na prática - Veja o processo em vídeo

O vídeo abaixo mostra como funciona esse fluxo na prática.