Muitos lojistas digitais ficam com dúvidas de como funciona o fluxo dos Pedidos na loja virtual.
O primeiro passo para deixar isto bem claro é que estas etapas seguem uma regra de funcionamento bem definida e não podem ser alteradas.
O processo de cada Pedido na loja virtual da Get Commerce possui 9 etapas (definidas como "Status do Pedido"). A maior parte destas etapas é processada automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de ação por parte do lojista digital.
Esses Status são assim definidos:
Novo ou Pendente (new) - este Status é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar;
Pagamento Pendente (pending_payment) - quando utilizamos um gateway como forma de pagamento, o pedido passa de new para pending_payment;
Processando (processing) - este Status é aplicado para o pedido que venha a ter uma fatura, ou seja, todo Pedido que foi pago;
Completo (complete) - quando um pedido é faturado e também entregue ele passa a ficar com o esse Status. Significa que o pedido está completo e não há mais o que fazer com ele;
Fechado (closed) - o pedido entrará neste Status quando uma nota de crédito é criada no valor integral do pedido. Basicamente quando o pedido for estornado;
Cancelado (canceled) - como o próprio nome já informa, os pedidos com este Status foram cancelados;
Segurado (holded) - pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este Status. Um exemplo prático é quando o mesmo é pago com boleto bancário e aguarda a compensação bancária;
Análise de Pagamento (payment_review) - o pagamento do pedido está sendo revisado pela meio de pagamento.
Suspeita de Fraude (fraud) - o pagamento foi declarado como fraude pelo meio de pagamento.
Graficamente, o diagrama do fluxo de Pedidos pode ser desenhado da seguinte forma:
Fluxo na prática
O vídeo abaixo mostra como funciona esse fluxo de pedidos na prática.