Conhecer como o frete é calculado na loja virtual é muito importante para você fazer os cadastros com maior eficiência.
Primeiro, é importante destacar que os pesos cadastrados na loja virtual devem ser em QUILOS, e com ponto. Ou seja:
- Para eu cadastrar um produto de 500 gramas, o correto é: 0.5000
- Para cadastrar um item de 1 quilo e meio, o correto é: 1.5000 (sempre com ponto e 4 casas após o ponto).
Mas muitos lojistas imaginam que o sistema para cálculo do frete dos Correios usa apenas o peso do volume enviado. Mas não é bem assim. Há mais de anos, o sistema foi modificado e, hoje em dia, esse valor também leva em conta o seu peso cúbico.
O peso cúbico, em quilogramas, é o resultado da conta C x L x A / 6.000, onde:
Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg (vigência 06/03/2018), fica valendo o peso real/físico do objeto. Se ele for maior do que 30 kg, será cobrado um adicional pelos Correios.
Mas o lojista não precisa saber fazer essa conta, muito embora seja importante entender como surgiu o cálculo que determina o valor do frete.
E outro detalhe importante é que o cálculo na loja é cotado diretamente nos Correios, com base nas informações de peso, comprimento, largura, altura e CEP de destino.
Então é muito importante que estes valores estejam cadastrados corretamente.
E as medidas levem em consideração a embalagem que você irá despachar nos Correios.
Quais fatores influenciam o preço do frete?
DISTÂNCIA
Quanto mais distante for o local de entrega, mais caro será o transporte, devido ao preço do combustível, tarifas de pedágio e taxas que podem aumentar para entregas em locais específicos, de alta periculosidade, como o GRIS e a Taxa de Dificuldade na Entrega (TDE).
CARACTERÍSTICAS
As características da carga também entram nesse cálculo, pois influenciam na rapidez da entrega, no tipo de veículo, na embalagem e nos cuidados que devem ser dispensados durante a entrega, como as cargas vivas, produtos perecíveis ou remédios, por exemplo.